COMUNHÃO

Comunhão

Definição: Comunhão é a associação com uma pessoa envolvendo amizade, incluindo participação nos seus sentimentos, nas suas experiências e vivências e a comunhão dos fiéis, união no mesmo estado de espírito: estar em comunhão de ideias com outras pessoas.

“Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos de misericórdia, completai a minha alegria, de modo que pensei a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento”. Fp 2. 1,2

O desejo do coração de Deus é que todos quantos se apresentarem como servos pratiquem esta verdade e sejam incentivadores para que ela se propague. Seja um incentivador da comunhão, da unidade que proporciona edificação.

Paulo foi um grande incentivador para esta prática, e isto é demonstrado em 1 Coríntios 1.10: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis a todos a mesma causa e que não haja entre vós; divisões; antes sejas inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

Quais os benefícios da comunhão

1- Recebo proteção: Quem vive em comunhão não conhece solidão ou frustração. Tem sempre alguém por perto, disposto a seguir com ele, seja para sofrer ou sorrir junto. Eclesiastes 4:9-12

2- Ensinamentos: É a oportunidade que recebemos de Deus para ensinar e receber ensinamentos. Aprendemos com as experiências dos outros. Recebemos instruções, conselhos e orientações para praticarmos a comunhão. Colossenses 3:6

3- Fortalecimento espiritual: É a oportunidade que tenho de ser capacitado através da busca dos dons, e a certeza que serei usado para que se manifeste em mim a presença e o poder de Deus. Atos 2:42-45

4- Salvação: Ainda no capítulo 42 de Atos, observamos que há um ensinamento sobre o poder da comunhão e a sua recompensa.

Alguns impedimentos para uma verdadeira comunhão

1-  Individualismo: Acha que não precisa de ninguém, o auto-suficiente.

2- Mente dividida: Quando se pensa que o envolvimento com outras pessoas vai lhe causar dono. O mundo me ensina que só existem pessoas invejosas.

3- Língua: Quando não vejo a comunhão como benefício, e acho que é lugar de fofoca.

4- Falta de conhecimento: Aquela pessoa que não vive e nem sabe o poder da comunhão.

É importante reconhecer que a comunhão precisa ser vivida, experimentada e proclamada como princípio espiritual. Precisamos viver unidos, manter-nos envolvidos com os próprios da igreja e de sua liderança.

Viver em comunhão é maravilhoso!

Fonte: Extraído do livro “Crescendo através do discipulado um a um” – Pra. Valéria Monteiro.

COMUNHÃO

Comentários (0)