FORME UMA EQUIPE

Forme uma equipe

Michael Jordan é provavelmente o maior jogador de basquete que já andou sobre a face da terra. Jordan adora competir em tudo o que faz, mas acima disso, gosta de vencer. No começo de sua carreira, ele confiava fortemente no seu talento pessoal e esforço para vencer os jogos. No entanto, à medida que se tornava mais maduro, ele focava em liderar uma equipe de vencedores. Jordan foi recompensado, vendo o seu time (Chicago Bulls) ser campeão nacional ano após ano.

A liderança de equipe no contexto de um grupo teve um papel muito importante em toda a bíblia. A vontade primária de Deus nunca foi indicar um rei para liderar o povo de Israel. Ele ansiava por uma liderança compartilhada entre os profetas, os juízes e os anciãos. O povo, porém, clamava por um rei (1 Sm 8.4-9).

Os membros das células frequentemente clamam por um rei. Eles querem que alguém governe. Entretanto, é função do líder gentilmente lembrar o grupo de que todos são líderes em potencial e que todos devem participar ativamente.

Quando uma equipe – e não um indivíduo – lidera uma célula, uma pessoa não domina o encontro. Deus dá habilidades ministeriais às pessoas de maneiras bastante variadas e o ministério em equipe nos ajuda a lembrar que ninguém é completo por si mesmo. Uma pessoa da equipe planeja o quebra-gelo, outra lidera a adoração, outra a edificação e ainda outra dirige o momento do evangelismo.

Infelizmente, muitos líderes preferem fazer todo o trabalho sozinhos. Esse problema pode ter a sua raiz na insegurança, falta de tempo ou apenas ignorância. Líderes frequentemente falham quando não trabalham com outros e por meio de outros para cumprir os alvos de maneira cooperativa.

Algumas igrejas em células vêem cada membro como um líder de célula em potencial. Com isso em mente, o líder da célula-mãe envolve ativamente cada membro na vida da célula, sabendo que cada um deles poderá eventualmente liderar uma célula. Quando um novo líder dá início a uma nova célula, o líder da célula-mãe continua a discipular o outro novo líder.

Fonte: Extraído do Livro  “Multiplicando a liderança”  – Joel Comiskey.

FORME UMA EQUIPE

Comentários (0)